sábado, setembro 22, 2012

Dia Internacional da Paz adota Sustentabilidade como tema


21 de setembro, além do dia da árvore, comemora-se O Dia Internacional da Paz.
A instituição de um dia dedicado à paz aconteceu em 1981, quando os Estados-Membros da ONU aprovaram em Assembleia Geral a criação da data. O dia faz um apelo para que os combatentes em todo o mundo encontrem soluções pacíficas para os conflitos. 
Em 2001, a ONU também aprovou uma resolução que decreta o dia 21 de setembro como um momento de cessar-fogo, para incentivar a interrupção de conflitos armados e atos violentos em todo o mundo durante a data. A ideia surgiu com a Peace One Day, organização não governamental da Grã-Bretanha que luta pela criação de uma cultura de paz global. Veja, abaixo, o vídeo que conta a história desta conquista.
O tema deste ano, devido ao contexto da reunião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, na Rio +20,  é “Paz Sustentável para um Futuro Sustentável”. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou em mensagem enviada hoje que os conflitos armados atacam os muitos pilares do desenvolvimento sustentável. “Os recursos naturais devem ser usados para o benefício da sociedade, não para financiar guerras”, enfatizou. 
Cerca de 1,5 bilhão de pessoas, o que corresponde a mais de 20% da população mundial, vivem em países afetados pela guerra, violência e altos índices de criminalidade. Para a Administradora do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Helen Clark, a ausência da paz dificulta o progresso e o desenvolvimento dos países. “Os indivíduos mais frágeis, como as mulheres e meninas que sofrem discriminação, são os mais atingidos pelos conflitos armados. A guerra aumenta sua vulnerabilidade social e econômica”, afirma Helen Clark.

0 comentários:

Postar um comentário